Dicionário de Termos Técnicos

ANSI Padronizaçäo de cores para controle do seu vídeo. Em BBSs permite que se use telas coloridas no modo texto. Ideal para quem tem monitores coloridos. É necessário o carregamento de um driver (Ex: DEVICE=C:\DOS\ANSI.SYS no CONFIG.SYS) caso o programa utilizado näo tenha suporte para ANSI (TeleMate, Telix, Terminate, RipTerm e outros possuem emulaçäo ANSI internamente).
AVATAR Como o ANSI, é uma padronizaçäo para controle do vídeo. Porém, possui uma vantagem e uma desvantagem perante o ANSI: é muito mais rápido do que o ANSI e o próprio TTY; ainda é pouco divulgado, sendo que säo poucos os programas e Door's que têm suporte pra AVATAR. Vale lembrar que a última versäo do TeleMate, Telix e Terminate possuem emulaçäo AVATAR interna.
BBS/CBBS BBS, ou CBBS na forma original, significa Computer Bulletin Board System, cuja traduçäo mais direta seria "Sistema de Quadro de Avisos por Computador". É um sistema formado por um computador com um modem e uma linha telefônica (ou vários!), e um software que atende automaticamente chamadas permitindo a troca de mensagens, arquivos, jogos online e outras opçöes.
BAUDS Número de sinais discretos transmitidos por segundo na linha telefônica. Vários programas consideram (forma errada mas muito comum) a taxa BPS (bits por segundo) entre o modem e o micro como BAUD RATE.
BPS Taxa de transmissäo de BITS POR SEGUNDO. Uma taxa de 2400 BPS equivale dizer que estäo sendo transmitidos 2400 bits por segundo. Essa taxa pode ser da conexäo (entre modems : 2400, 14400, 28800, etc) ou da serial (entre modem e micro: 19200, 38400, 57600, etc). A taxa da conexäo é negociada entre os dois modems em cada ligaçäo conforme a capacidade de cada um e as condiçöes da linha , e a da serial é configurada geralmente no programa de comunicaçäo.
BIMODEM Protocolo de transferência de arquivos que permite ao usuário enviar, receber e bater um papo com o SysOp ao mesmo tempo.
BUSY Mensagem que o modem envia para a tela do terminal quando o telefone chamado está sendo usado (ocupado).
CARRIER Sinal de áudio que o modem emite via linha telefônica para transmissäo/recepçäo de dados. A mensagem NO CARRIER retornada pelo modem indica que o sinal desapareceu, possivelmente a linha caiu.
CHAT Ato de de conversar On-Line com outra pessoa. Em BBSs que possuem mais de uma linha telefônica, é possível além da conversa entre Usuário x SysOp a conversa Usuário x Usuário.
COM Designaçäo de um porta serial. É a saída que o modem usa para enviar e/ou receber dados de outro modem. Pode ser COM1, COM2, etc. COM é a abreviaçäo de Communication Port.
COMPACTAÇÃO Processo que consiste na reduçäo do tamanho dos arquivos, para reduzir o tempo gasto na transmissäo e o espaço que estes ocupam em meios magnéticos e/ou opticos. Dependendo do conteúdo a ser compactado, consegue-se taxas de até 99%. A média fica em torno de 50%, o que já representa uma economia considerável. Os compactadores mais populares säo: PkZip, ARJ, RAR, LHA e PkArc.
CPS Taxa de transferência. CARACTERES POR SEGUNDO.
DOORS Programas especiais que däo novos recursos ao BBS. Normalmente mente säo utilitários que näo fazem parte do programa que gerencia o BBS. Exemplo: empacotadores de mensagens, banco de tempo, jogos on-line, chat externo, etc.
DOWNLOAD Processo que consiste em receber um determinado arquivo do BBS. É necessária a utilizaçäo de um protocolo para transferência do arquivo. Os mais comuns säo: Xmodem (o menos eficiente), Ymodem e Zmodem (o mais eficiente).
ECHOMAIL Area de mensagem comum a BBSs que participam de determinada rede de BBSs. Um mensagem colocada como Echomail será enviada a todos os BBSs da rede poucas horas mais tarde.
FIDONET É a maior rede mundial de BBSs amadores que atualmente possui cerca de 10 mil sistemas espalhados por todos os continentes. Um BBS pode participar ao mesmo tempo da FidoNet e de outras redes compatíveis.
HANG-UP Processo de desconexäo forçada via modem. Em uma conversa normal por voz consiste em colocar o telefone no gancho.
HS-LINK Protocolo de transferência de arquivos que permite ao usuário enviar, receber e bater um papo com o SysOp ao mesmo tempo.
LOGON Ato de se conectar ao BBS.
LOGOFF Ato de se desconectar do BBS.
NETMAIL Mensagem enviada em caráter pessoal a um usuário em qualquer BBS interligado à rede. Uma mensagem colocada como NetMail será enviada para o destinatário, em apenas um BBS da rede.
PGP Pretty Good Privacy , é um sistema muito seguro de criptografia baseado em uma chave pública (utilizada para cifrar a msg) e uma chave secreta (usada para decodificar a mensagem). Seu uso de forma moderada (sem abusar) é aceito em netmail na RBT.
PROTOCOLO Um conjunto de regras predefinidas que regulam a comunicaçäo entre computadores. Na transferência de arquivos via modem os protocolos se encarregam de fazer com que o arquivo chegue ao destino isento de erros, mesmo que ocorram durante o processo de envio/recepçäo.
RIP Remote Imaging Protocol. Similar os códigos ANSI's, os códigos RIP permitem que telas gráficas (resoluçäo de 640x320x16 cores) sejam montadas. Poucos programas e door's têm suporte para RIP.
SYSOP Pessoa encarregada da operaçäo e manutençäo do BBS. Possui total controle sobre ele. Abreviaçäo de System Operator, ou Operador do Sistema.
UPLOAD Processo de enviar um arquivo ao acervo do BBS. É o inverso de Download.
UUENCODE É um processo de codificar arquivos binários usando apenas os caracteres ASCII normais, permitindo assim enviar arquivos binários embutidos com o texto de mensagens. Existem variantes como XXencode, Mime/Base64 e outros. Seu uso é comum na internet, porém näo é permitido na RBT (nem em netmail) pois aumentaria muito os custos para troca de pacotes entre os sistemas da rede.
ZMODEM Protocolo mais popular nos BBSs. Oferece grandes recursos, tais tais como correçäo automática de erros, reconhecimento automático da existência do arquivo no disco do usuário, capacidade de recomeçar o envio/recepçäo de um arquivo no ponto exato em que a linha caiu, etc.


Voltar à Página Anterior
Página produzida por Coordenadores e Colaboradores da RBT, atualizada em 05/07/2002.